• (21) 99643-1889

HISTÓRIA DO RIO DE JANEIRO - CIDADE MARAVILHOSA.



RIO DE JANEIRO CIDADE MARAVILHOSA:



NO DIA 1º DE JANEIRO DE 1502, NAVEGADORES PORTUGUESES AVISTARAM A BAIA DE GUANABARA. ACREDITANDO QUE SE TRATAVA DA FOZ DE UM GRANDE RIO, DERAM-LHE O NOME DE RIO DE JANEIRO, DANDO ORIGEM AO NOME DA CIDADE. O MUNICÍPIO EM SI FOI FUNDADO EM 1565 POR ESTÁCIO DE SÁ, COM O NOME DE SÃO SEBASTIÃO DO RIO DE JANEIRO, EM HOMENAGEM AO ENTÃO REI DE PORTUGAL, D. SEBASTIÃO.


DUZENTOS ANOS ADIANTE, EM 1763 O RIO DE JANEIRO TORNOU-SE A CAPITAL DO BRASIL, TÍTULO QUE MANTEVE ATÉ 1960, QUANDO FOI INAUGURADA BRASÍLIA, A ATUAL CAPITAL DO PAÍS.


DEVIDO ÀS GUERRAS NAPOLEÔNICAS, A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA TRANSFERIU-SE, EM 1808, PARA O RIO DE JANEIRO, ONDE EM 1815 O PRÍNCIPE REGENTE D. JOÃO VI FOI COROADO REI DO REINO UNIDO DO BRASIL, PORTUGAL E ALGARVES, UM FATO HISTÓRICO QUE FOI DA MAIOR IMPORTÂNCIA PARA OS RUMOS DA NAÇÃO BRASILEIRA. A ECONOMIA DA CIDADE FOI IMPULSIONADA A PARTIR DO SÉCULO XVII PELOS CICLOS DA CANA DE AÇÚCAR, DO OURO E DO CAFÉ. 


HOJE O ESTADO DO RIO DE JANEIRO É, APÓS SÃO PAULO, O SEGUNDO POLO INDUSTRIAL DO BRASIL, ESTÁ ENTRE OS PRIMEIROS DO TURISMO, ALÉM DE SER O PRINCIPAL CENTRO CULTURAL DO PAÍS E IMPORTANTE CENTRO POLÍTICO. POVOS EUROPEUS, PRINCIPALMENTE PORTUGUESES, MISTURANDO-SE COM ESCRAVOS E ÍNDIOS BRASILEIROS, DERAM ORIGEM A UM POVO GENTIL, ALEGRE E BONITO QUE COMPÕEM A POPULAÇÃO DE MAIS DE 6 MILHÕES DE CARIOCAS, COMO SÃO CHAMADOS OS HABITANTES DA CIDADE.


SITUADA EM MEIO A UMA PAISAGEM PRIVILEGIADA PELA NATUREZA, ENTRE O MAR E AS MONTANHAS, A CIDADE DO RIO DE JANEIRO É UMA DAS MAIS BELAS DO MUNDO O QUE LHE VALEU O TÍTULO DE CIDADE MARAVILHOSA.


ENTRE OS SEUS SUPERIATIVOS SÃO PONTOS ALTOS AS PRAIAS DE COPACABANA, IPANEMA, LEBLON, E BARRA DA TIJUCA, AS MULHERES BONITAS, O MARACANÃ ? MAIOR PALCO DE FUTEBOL DO MUNDO, O CORCOVADO, O PÃO DE AÇÚCAR E, ACIMA DE TUDO, O CARNAVAL.


TODOS OS ANOS NA ÉPOCA DE CARNAVAL, A CIDADE DO RIO DE JANEIRO RESPIRA DURANTE CINCO DIAS UM INVEJÁVEL AR DE ALEGRIA. OS CARIOCAS ESQUECEM PROBLEMAS E OBRIGAÇÕES E RENDEM-SE AO GIGANTESCO ESPETÁCULO DE DANÇA E MAGIA. 


O AUGE DA FESTA É O DESFILE DO GRUPO ESPECIAL NA MARQUES DE SAPUCAÍ, ONDE DIVERSAS ESCOLAS DE SAMBA DISPUTAM ENTRE SI O TÍTULO DE CAMPEÃ DO CARNAVAL. SAMBA, CORES VIVAS, FANTASIAS ESPLÊNDIDAS E MULHERES BONITAS SÃO OS PRINCIPAIS INGREDIENTES DESTA DISPUTA GRANDIOSA.